Aprender Fotografia – Sozinho ou Um Curso?

Curso de Fotografia é uma palavra que muitos fotógrafos de nome podem até rir de quem pede indicação. Esses fotógrafos aprenderam a fotografar geralmente sem curso, ou foram assistentes em estúdio, ou pegaram a câmera e foram errando, errando e acertando.

Mas aprender fotografia não precisa ser assim, um bom curso  pode ser sim bem vindo, até porque nem todo mundo tem paciência para aturar alguns tipos de fotógrafos e sofrer como assistente deles. Outros não teriam a paciência para desvendar a máquina sozinhas.

Vamos lá, para quem seria bom um curso de fotografia e para quem seria bom aprender fotografar sozinho?

 

 

  • Fazer Um Curso de Fotografia

curso de fotografia,

Essa é uma boa opção para quem é mais tradicional, nada sabe de fotografia e gosta de retirar dúvidas pessoalmente com a pessoa, com o professor de fotografia. Tem pessoas que não tem o dom para aprender fotografia e nem outras coisas sozinhos. Não são autodidatas.

Neste caso há diversos cursos por ai. Senac é um dos conhecidos e conheço alguns amigos que fizeram. Confesso que muitos acharam básico demais. Porém,  ai depende do seu grau de intimidade com a fotografia e com a máquina fotográfica.

Uma vantagem é que você irá conhecer outras pessoas também empenhadas em aprender e aumentar o círculo de amizade com uma boa afinidade: aprender fotografia.

Importante é que você consiga sair do automático, conheça de luz, cor e outros detalhes bem básicos que já faz toda a diferença em sua fotografia quando postos em prática. Flash geralmente é deixado para um nível mais intermediário.

Mas acredite, aprender fotografia não chega a ser um bicho de sete cabeça, mas é questão sim de prática e muita prática. Não desanime com os primeiros cliques, eles costumam ser bizarros mesmo rs.

As desvantagem é que você terá que se deslocar até o curso, pegar trânsito, chuva, calor, enchente  e uma série de situações que quem faz uma faculdade sabe bem como é. Aprender a fotografar assim tem seu contras também.

 

  • Aprender Fotografia Sozinho

curso de fotografia on line

Aprender a fotografar sozinho ou sozinha já é uma outra história. Bem vindo ao mundo das aventuras e desventuras em série rs. Isso porque se você não sabe nada sobre a câmera por exemplo, irá quebrar a cabeça até descobrir para que serve cada função, cada letra no dial (botão que seleciona os modos de fotografar) e uma série de coisas. Não esqueça, brasileiro não tem costume de ler o manual rs.

Bem, mas como diz um amigo fotógrafo de longa data: o manual da câmera fotográfica é um verdadeiro manual de fotografia, está lá, só ler. E concordo com ele. Aprendi muita coisa sobre esse mundo fotográfico apenas lendo o manual.

Cursos on line de fotografia é uma outra ótima pedida, sem sombra de dúvidas.  E não sei porque mas sempre considero como aprender sozinho, podem me corrigir, mas sempre enxergo dessa forma. Há grandes vantagens:

  1. Você faz onde quiser, bastando ter acesso a internet;
  2. Você assiste às aulas de fotografia quando quiser, podendo correr ou atrasar um pouco o conteúdo;
  3. No curso de fotografia on line você não pega trânsito, riscos de assaltos, chuvas e alagamentos;
  4. Os cursos oferecem suporte com o professor de fotografia, logo você pode tirar suas dúvidas;
  5. Cursos de Fotografia On Line são mais baratos, sem dúvidas, veja esse por exemplo – Clique Aqui.

 

Ou seja, basicamente a única diferença é ter pouco contato com outros estudantes, mas isso você pode resolver em grupos de Facebook; e a outra diferença é não estar presente fisicamente em uma sala de aula. Todo o restante você irá conseguir sem problema algum estudar e praticar sua fotografia.

Se depois será um hobby, uma profissão… ai é com você, mas aprender é necessário.

 

Super Indico – Curso Master – O Cara da Foto

Bem, quando se fala em matéria de curso de fotografia on line e com suporte, eu super indico o Curso Master – O Cara da Foto. Sem nem pestanejar é uma das melhores opções de curso on line de fotografia existente.

São mais de 100 vídeo aulas e módulos que você consegue acompanhar sem problemas. E os caras respondem todas as suas dúvidas. Veja por você mesmo, clique na imagem abaixo e faça agora mesmo seu curso com eles!

 

Leave a Reply